MEDITAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS PORTUGUESAS EB!


Escola básica Fernanda de Castro
Iniciei este ano lectivo 2010/2011,  um projecto de ensino das modalidades Tai Chi Chuan ( conhecida também como meditação em movimento) e Chi Kung ( que inclui igualmente técnicas meditativas), na escola pública do ensino básico Fernanda de Castro. Tudo começou pelo interesse da própria directora da escola, que ao fazer uma aula, pensou que seria excelente para os seus alunos. As crianças têm entre 6 e 10 anos o que constitui um desafio ainda maior no que se refere ao silêncio, como sabem. O projecto iniciou em Novembro e estou neste momento absolutamente fascinada, pois calcule-se que as crianças, hoje já não querem terminar a aula sem fazer meditação ! :) É curioso, não acham?
Quanto a apoios, tudo é possível!
Este projecto teve o apoio da Associação  GATNecessidades -  "Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades" (já que a escola se encontra, no recinto do jardim da Tapada das Necessidades) que apresentou um projecto à Câmara Municipal de Lisboa, que o aceitou como pioneiro ( o que demonstra abertura para projectos deste tipo). Por sua vez a Junta de Freguesia dos Prazeres também quis participar e começou a adiantar a verba! Querer é poder ! :)) O Agrupamento de escolas autorizou e passada toda esta burocracia, que levou 4 meses, os meninos têm o serviço ! Espero, sinceramente que isto inspire e motive muitos profissionais destas áreas, pais, alunos e professores.

(imagem retirada da NET)
As técnicas existem em Portugal!

Desde a Meditação Transcendental, Meditação Budista, Tai Chi Chuan, Chi Kung, Yoga!

Os técnicos também!

Falta apenas unirem-se esforços !

Deixo-lhe o blog do "Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades" e todos estes organismos envolvidos e quem sabe outros quererão envolver-se também e finalmente existir nas escolas públicas o que urge, seja feito ! :)) ♥


Não é sonho... é realidade! ♥

Escola Fernanda de Castro EB1 118

Na festa de Final de Ano Lectivo:
"Com o fraterno envolvimento de Pais, Professores e Alunos, a Escola Fernanda de Castro, a funcionar na Tapada das Necessidades e na RuaCapitão Afonso Pala, celebrou no passado dia 22, o encerramento de mais um ano escolar, com uma festa que contou este ano com a presença da Escola de TAI-CHI que procedeu a uma demonstração do alto nível de execução alcançado pelos alunos nela envolvidos."


Em 4 de Janeiro de 2012
É com tristeza, que anuncio a minha saída do Projecto de Tai Chi Chuan para Crianças na escola pública Fernanda de Castro, que teve a última aula, dada por mim, no dia da sua festa de Natal, em 16 de Dezembro de 2011. A todos que o tornaram possível e nele participaram no tempo que durou, o meu muito obrigada ♥ 

Em 2 de Fevereiro de 2012
É com muita alegria que anuncio a continuidade deste projecto, alargado agora a mais uma escola, a EB1 18 :) 
Ao professor Inácio Cristo Dias, que me substituiu, os votos do maior sucesso!

EB1 18




Leia também este artigo:
Oito semanas de meditação provocam alterações cerebrais

Investigação sugere que a transformação é benéfica em saúde física e mental

"...As diferenças mais significativas verificaram-se na espessura do córtex cerebral, especialmente em áreas associadas à atenção e integração emocional..."