SAÚDE E BEM-ESTAR COM TAI CHI CHUAN E CHI KUNG



Praça das Indústrias 

Projecto Alkantara - Quinta do Cabrinha
Projecto Alkantara - Quinta do Cabrinha
Jardim da Estrela


Um pouco da minha formação, percurso profissional desde 1999 e progressão deste Projecto 

Após ter terminado o  Curso Geral de Massagem e Fisioterapia (1999) que me abria portas na área da saúde e reabilitação, cruzaram-se no meu caminho as Artes do Tai Chi Chuan e Chi Kung. Estas modalidades davam os primeiros passos em Portugal e mostravam ser um método natural para a saúde e bem-estar, quer na sua vertente de reabilitação, quer na prevenção.
Durante a minha prática, tomei conhecimento que o meu professor, colaborava com o departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, e ministrava uma Formação de Monitores para Pessoas Idosas. Inscrevi-me e em 2001, conclui esta 1ª formação graciosa, da qual beneficiei igualmente com o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, através do CECOA. Em 2002, já por conta própria, em paralelo com diversas formações, com mestres nacionais e internacionais, termino o Curso de Treinadores da F.P.A.M.C. (Federação Portuguesa  de Artes Marciais Chinesas), obtendo a Carteira Profissional de Treinadora.
O projecto “ Saúde e Bem-Estar com Aulas de Tai Chi Chuan e Chi Kung à população sénior” é então posto em marcha e desenvolvido por mim, através de estágios não remunerados, em que ia contribuindo e retribuindo, o que me estava a ser oferecido, ensinando estas modalidades, no C.A.S.L. (Centro de Apoio Social de Lisboa) e no Clube Recreativo de Carnide, momento em que sou contactada, por uma assistente social do C.A.S.L. para desenvolver o mesmo projecto na Associação A.R.I.A. (Associação de Reabilitação e Integração da Ajuda e Oeiras para doentes mentais).
Não existindo espaço físico na associação, contacto o Centro Social e Paroquial de Alcântara e surge a ideia de se juntar idosos e doentes mentais, numa experiência pioneira, que decorreu entre 2000 e 2003, em regime de voluntariado.
O  sucesso desta iniciativa, levou a que a Revista XIS (jornal “Público”), fizesse uma reportagem sobre a mesma, em Agosto de 2002, que partilho aqui convosco.

Fui igualmente convidada a apresentar o meu testemunho, na palestra “O dia do Idoso”  (organizado pela Câmara Municipal de Lisboa) que decorreu no Teatro Tivoli, em Outubro de 2003.

Nesse mesmo ano, por motivos de ordem familiar, vejo-me forçada a terminar o meu trabalho voluntário e não querendo deixar os alunos sem estas aulas, faço uma proposta à Junta de Freguesia de Alcântara, solicitando apoio remunerativo. A proposta foi aceite e fez-se a transferência dos alunos e das aulas para o salão de festas  do edifício da Junta.
A Universidade da Amadora para a Terceira Idade na Reboleira (Uni. A.T.I.) propõe-me igualmente que ali inicie as aulas e assim acontece, ainda hoje, nas instalações da Igreja de N. Senhora da Boa Nova.


Recebo nessa altura o convite para ministrar, uma acção de formação, inserida no projecto inicial da C.M.L., denominado agora  “Projecto de Formação e Crescimento Pessoal de Monitores para a 3ª Idade”, remunerada pela Associação Inválidos do Comercio, com apoio da C.M.L., na Clínica Psiquiátrica de S. José em Telheiras, para utentes da clínica e monitores.
Esta experiência foi posteriormente, debatida e apresentada, na Universidade Católica Portuguesa, em Março de 2006, onde junto com uma enfermeira da Clinica, faço a prelecção  “Perspectiva das terapias não convencionais – Chi Kung” no tema “Dor da pessoa em sofrimento mental”, inserido no 1º Congresso - “A Dor e os seus Significados “, organizado pelo Centro de Bioética e Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias.

Em 2007,  convida-me a Junta de Freguesia de Alcântara a estender o meu trabalho à Quinta do Cabrinha, iniciando-se as aulas aos utentes séniores do Projecto Alkantara (projecto de luta contra a exclusão social) e é feita a candidatura do projecto à C.M.L., que por reunir todas as condições, o aceita e integra no P.E.A.S.  ( Programa de Envelhecimento Activo e Saudável).

Actualmente, ensino e beneficiam deste projecto um total de 162 pessoas, distribuídos pela:
- Junta de Freguesia de Alcântara ( integrado no P.E.A.S.) :
Edifício da Junta – 36 pessoas
Projecto Alkantara – 35 pessoas
- Universidade da Amadora para a Terceira Idade ( Uni. A.T.I.):
Igreja N.S. Boa Nova, Reboleira – 91 pessoas

A todos o meu sincero agradecimento !

Cristina Castro


(Para ler, clique nas imagens abrindo uma nova janela)




Terraço Junta Freguesia Alcântara




Jardim da Tapada das Necessidades


Jardins de Belém
UniAti Reboleira

UniAti Reboleira







Sem comentários:

Enviar um comentário