quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Português descobre enzima que combate depressão


"Jorge Ruas e Maria Lindskog descobriram que o exercício físico aumenta os níveis das enzimas KAT que eliminam uma substância tóxica responsável por sintomas depressivos - estudo foi publicado este mês no prestigiado jornal "Cell"


"Há muito que as entidades médicas defendem os benefícios do exercício físico no combate à depressão causada pelo stress. Contudo, ainda não se compreendia bem de que forma ocorria esta proteção. Agora, a investigação liderada pelo farmacologista Jorge Ruas vem demostrar o mecanismo por detrás deste fenómeno. O estudo foi publicado esta semana no jornal Cell ..."

Continuar a ler em:

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Tai Chi Chuan e concentração em crianças

Trabalho muito interessante este, num jardim infantil, na Austria. Inserido numa aula de educação física,a partir do minuto 6:30, pode-se ver como estas crianças de tenra idade trabalham concentração e disciplina, com exercícios simples de Tai Chi Chuan.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014


Eleito uma das cinco melhores atividades físicas pela Harvard Medical School, exercício combate doenças, acalma a mente e até desacelera o envelhecimento



Na lista divulgada quinta-feira, 16, pela Harvard Medical School, que elege as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, existe uma em especial que traz ainda mais benefícios para a terceira idade: o tai chi chuan. A arte marcial chinesa incorpora movimentos lentos e o relaxamento e chega a ser apelidada pelos profissionais da área como uma espécie de "meditação em movimento" trazendo benefícios para a mente e para o corpo.

Hoje, o tai chi é conhecido como um exercício de baixo impacto e alcança tamanha importância que ganhou um núcleo de pesquisa em Harvard dedicado exclusivamente a estudar seus benefícios. Os pesquisadores concluíram que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e melhora a qualidade de vida das pessoas..."
continuar a ler em: 

The Health Benefits of Tai Chi - Harvard Health Publications

"A growing body of carefully conducted research is building a compelling case for tai chi as an adjunct to standard medical treatment for the prevention and rehabilitation of many conditions commonly associated with age," says Peter M. Wayne, assistant professor of medicine at Harvard Medical School and director of the Tai Chi and Mind-Body Research Program at Harvard Medical School's Osher Research Center. An adjunct therapy is one that's used together with primary medical treatments, either to address a disease itself or its primary symptoms, or, more generally, to improve a patient's functioning and quality of life.

Ler artigo no link: The Health Benefits of Tai Chi - Harvard Health Publications

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"Não sabemos realmente como encontrar felicidade, nem ao menos sabemos o que é felicidade. Continuamos correndo atrás de qualquer coisa que pareça boa em nossas vidas, e fugindo de qualquer coisa que pareça ruim. Seguimos andando em círculos porque não entendemos a fonte da felicidade ou a fonte do sofrimento."

—Ani Zamba

Meditação é tão eficaz como antidepressivos comuns



Fonte: http://boasnoticias.pt/noticias_Meditação-é-tão-eficaz-como-antidepressivos-comuns_18339.html

"Meia hora diária de meditação pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão de forma tão eficaz quanto os antidepressivos comuns. A conclusão é de uma análise feita por investigadores norte-americanos, que estudaram os resultados de 47 ensaios clínicos sobre o tema levados a cabo em 2013.

"Há muita gente que faz meditação, mas não se trata de uma prática que faça parte das terapias médicas comuns para combater problemas de saúde", explica Madhav Goyal, coordenador do estudo desenvolvido pela equipa da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, nos EUA.

Segundo Goyal, o estudo, que acaba de ser publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, indica que a meditação "parece proporcionar um alívio tão significativo a nível dos sintomas da ansiedade e da depressão como aquele que foi encontrado noutros estudos sobre antidepressivos", embora a condição de saúde dos pacientes não fosse considerada severa.

Para efetuar a revisão das investigações previamente realizadas, Goyal e os colegas analisaram 47 ensaios clínicos de 2013 que envolveram mais de 3.515 participantes e incidiram sobre a meditação e várias condições de saúde física e mental, incluindo depressão, stress, insónia, uso de drogas, diabetes, doenças cardíacas, cancro e dor crónica."

domingo, 19 de janeiro de 2014

Como é a sua rotina? ...


“O homem é um animal do movimento. Não é uma questão de idade, é uma questão de movimento.” Nuno Cobra.



Segredos de Longevidade? ...

" Neste maravilhoso video, vemos Kang Youzhen, com 90 anos, a praticar Tai Chi Chuan. Ele começa a sua rotina diária de exercícios, por se deslocar de bicicleta até ao local da prática. Uma vez lá chegado, este ágil homem, de idade avançada, começa por uma série de exercícios de aquecimento.

Após o aquecimento faz um conjunto de movimentos, uma forma do estilo Yang punhos e uma forma de estilo Yang espada. Termina com uma sessão de meditação consciente ou Atenção Plena."




Retirado do link : http://taichivideos.org/90-year-old-performs-tai-chi-chuan/