segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Meditação é tão eficaz como antidepressivos comuns



Fonte: http://boasnoticias.pt/noticias_Meditação-é-tão-eficaz-como-antidepressivos-comuns_18339.html

"Meia hora diária de meditação pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão de forma tão eficaz quanto os antidepressivos comuns. A conclusão é de uma análise feita por investigadores norte-americanos, que estudaram os resultados de 47 ensaios clínicos sobre o tema levados a cabo em 2013.

"Há muita gente que faz meditação, mas não se trata de uma prática que faça parte das terapias médicas comuns para combater problemas de saúde", explica Madhav Goyal, coordenador do estudo desenvolvido pela equipa da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, nos EUA.

Segundo Goyal, o estudo, que acaba de ser publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, indica que a meditação "parece proporcionar um alívio tão significativo a nível dos sintomas da ansiedade e da depressão como aquele que foi encontrado noutros estudos sobre antidepressivos", embora a condição de saúde dos pacientes não fosse considerada severa.

Para efetuar a revisão das investigações previamente realizadas, Goyal e os colegas analisaram 47 ensaios clínicos de 2013 que envolveram mais de 3.515 participantes e incidiram sobre a meditação e várias condições de saúde física e mental, incluindo depressão, stress, insónia, uso de drogas, diabetes, doenças cardíacas, cancro e dor crónica."

Sem comentários:

Enviar um comentário