sábado, 3 de agosto de 2013

Idmed - Bem-estar- Fitness - Tai Chi Chuan para a Saúde


" ... Como a prática do Taijiquan atua no corpo?

De maneira global e inicialmente, ao praticar as técnicas do Taijiquan, o indivíduo muda seu esquema corporal e percebe melhora em vários aspectos no que se refere às capacidades físicas e habilidades motoras, quais sejam: fortalecimento significativo das pernas (quadríceps femoral), aumento da flexibilidade funcional (com predominância nos membros inferiores), melhora na postura ortostática (alinhamento e sustentação), refinamento da coordenação motora (tronco, braços e pernas), maior desenvolvimento da lateralidade e manutenção do equilíbrio (dinâmico e estático), aumento do foco de concentração e também retomada da consciência espacial e a conexão com o meio ambiente.

Quais os benefícios para o organismo?

Segundo a experiência clínica chinesa, a prática regular do Taijiquan pode beneficiar o sistema cardiovascular na prevenção da hipertensão e arteriosclerose. Dois grandes grupos musculares são trabalhados (quadríceps femorais) de maneira intensa e segura, dessa forma é possibilitado um melhor retorno venoso; o Taijiquan também promove o relaxamento, que condiciona os vasos sanguíneos a se dilatarem, facilitando os caminhos do sangue, baixando dessa forma a pressão arterial.
O Taijiquan é um “sistema” tranqüilizador que é acionado por técnicas respiratórias que agem no córtex cerebral, tornando o praticante mais calmo e tranqüilo, e, desse modo, pode contribuir com casos de depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Também traz benefícios adicionais para os sistemas nervoso, digestório, respiratório, músculos, ossos e tendões. Grande parte dos tratados de medicina chinesa indicam o Taijiquan para diversos tipos de patologias, ressaltando seus benefícios, e há mais de uma década muitas pesquisas ocidentais estão focando o Taijiquan como objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento como a Psicologia, Medicina, Educação Física, Psiquiatria, entre outras. Não é raro para os professores de Taijiquan se depararem com alunos em busca de ajuda por indicação médica.


Há riscos para o corpo?

Dificilmente o praticante bem orientado sofrerá algum tipo de lesão ou estará expondo sua integridade física e mental numa aula de Taijiquan. O Taijiquan tem sido indicado por médicos e profissionais da área de saúde para pessoas idosas, fisicamente fracas ou debilitadas, pessoas que nunca praticaram nenhuma atividade motora, cardiopatas, hipertensos, depressivos e ansiosos. De maneira alguma qualquer tipo de método ou tratamento deve ser encarado ou posto como uma panacéia, no entanto esse sistema de exercício tem beneficiado muitas pessoas pela forma como é praticado. Não há impacto com o solo, preservando as estruturas articulares e a postura corporal, os exercícios são executados e aprendidos lentamente de forma suave e gradual, as contenções respiratórias são trabalhadas no intuito de serem liberadas por meio de uma respiração mais alongada e tranqüila.


Podemos evitar doenças por meio da prática do Taijiquan?

Sim, por meio da prática regular e bem orientada do Taijiquan podemos evitar as doenças crônico-degenerativas como o diabetes, a hipertensão, problemas cardiovasculares e respiratórios, processos inflamatórios nos músculos e tendões, bem como aliviar quadros de depressão e ansiedade.


Para quem é indicada a prática do Taijiquan?

Todos podem se beneficiar das contribuições que o Taijiquan pode nos oferecer sem esperar ser acometido por algum tipo de doença. Para os chineses o Taijiquan é uma arte tradicional e um ótimo exercício de aptidão física. Esse método de exercício dá acessibilidade e é indicado a todas as pessoas que querem resgatar sua saúde, seu vigor físico, obter maior concentração e serenidade ... "

Artigo completo em:

Idmed - Bem-estar- Fitness - Tai Chi Chuan para a Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário